Hoje meu destaque é para a falta de educação das pessoas. A coisa está tão complicada que agora, até fornecedor está “bicando a santa”.
Explico: antigamente os Clientes acreditavam ter sempre razão e por isso, além de pleitear tudo e qualquer coisa, abusavam da falta de educação na certeza de que, ainda assim, seriam bem tratados.
Atualmente, a coisa se apresenta de forma bem diferente. Num mix de revide e falta de educação, todos dizem o que querem.
Vale listar dois exemplos que presenciei. O primeiro, numa loja de material esportivo uma criança de aproximadamente 7 anos chutava diversas bolas de futebol. Os pais, ao serem abordados pelo vendedor, se ofenderam e o chamaram de exagerado por fazer a queixa. O vendedor, até então coberto de razão, lança a resposta: “Me desculpe, deveria ter sido mais direto e dizer que seu filho estava destruindo a loja”.
O segundo foi numa loja onde pedi um salgado e ao fazer minha escolha o atendente disse “Ah não, escolhe outro. Esse é ruim e enjoativo”. Para esclarecer, havia pedido um joelho misto que descobri depois ter o recheio de tomate, queijo, presunto e parmesão.
E agora eu pergunto: foi certo isso? O vendedor precisava ter rebatido? E se não fosse bem direto, estaria abrindo mão de seu direito? E o atendente foi legal comigo ou estava com o objetivo de prejudicar o dono da lanchonete?
As coisas estão fora de ordem. Cadê o juízo das pessoas? Será que não estamos perdendo as noções básicas de convívio social?
Num programa da Oprah, ela apresentou o resultado de uma pesquisa: 80% dos entrevistados disseram que as pessoas são rudes e essas mesmas pessoas declararam com 99% que não são rudes.
Isso explica muita coisa, não é?
No meio dessa confusão toda, só me resta aclamar o profeta e reforçar que GENTILEZA GERA GENTILEZA. Vamos praticar isso.
Ah...esse é fantástico...estávamos um dia desses mesmo faando sobre isso...Só acrescentando..acho que isso está muito ligado ao stress e intolerância dos dias de hoje...
ResponderExcluirCara, mas uma coisa é certa...Fico muito P...da vida quando sou mal trada, cara...as pessoas não tem coragem de fazer o que amam, de vender limão na feira e ser feliz...por isso estão insatisfeitras com seu salário, com seu chefe e descontam em qq um...Agora estou adotando a política de me divertir com estes tratamento...afinal estou bem melhor que eles naquele dia, talvez!!! Bjus
Nossa!!! Esse é ótimo...acho que as pessoas realmente tem medo de ir em busca de seus ideais...de fazer o que realmente gostam...elas andam muito "estressadas"...outro dia peguei um ônibus e sempre que alguém chamava ou tocava o sinal para parar no "ponto" o motorista reclamava e era mal educado com todos!!! Poxa! Esse é o serviço dele: deixar e pegar as pessoas! Por que ele não fazia isso como prazer? Ele poderia ficar mais satisfeito...enfim...com certeza seria melhor para ele e para todos que passassem por ele. Por isso que é melhor não nos "contaminarmos" com os "stress" de algumas pessoas e vivermos nossas vidas em harmonia e felicidade!!
ResponderExcluir