Hoje quero falar sobre seus valores. São diversos valores e adquiridos ao longo de nossas vidas. Aprendemos quando criança valores simples mas importantes como respeito a pai e mãe e aos mais velhos em geral. Conhecemos responsabilidades como comer e escovar os dentes.
Depois, na juventude conhecemos outros tantos e alguns até ligados aos primeiros amores, como o processo de conquista e o da perda. Nesse momento entendemos um pouco do que é valorizar e desejar. Nos preocupamos mais em agradar.
E logo chega a fase universitária e de trabalho. E então nossa cabeça se transforma num verdadeiro liquidificador que mistura e unifica tudo. Sem percebermos, nossos valores adquiridos ao longo do tempo nos dão agora nossa forma de personalidade e comportamento.
Somos éticos, leais, verdadeiros e tantas outras coisas (ou não).
E vamos seguindo nossas rotinas profissionais. Somos cobrados, questionados e até mesmo desafiados centenas de vezes em nossa carreira.
Meu alerta é para que nesses momentos, negocie salário, tempo, carga horária, status, carro, cursos, mas não negocie seus valores. Não se renda a ilusão.
Negociá-los significa mudar sua forma e em pouco tempo você estará perdido. Nem mesmo você conseguirá se reconhecer. Será como estar num estrada desconhecida e sem mapa e ser surpreendido a cada curva.
Ao olhar para o lado, também não encontrará amigos e pessoas importantes. Elas terão partido por falta de afinidades. Outros profissionais ficarão surpresos com sua postura e perderão o respeito por você.
Portanto, coloque seus valores numa sala, ative o alarme e vigie. São caros. São jóias.
... [[ Ativando dispositivos de segurança .... 3 .... 2 ... 1 .. ]] ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário