quarta-feira, 27 de agosto de 2014

reclamar ou resolver?





E você se aproxima da máquina do café e logo escuta alguém reclamando. Há reclamação de todo o tipo. Uns reclamam do chefe, outros do trabalho. Tem o time dos insatisfeitos com o horário, dos que não concordam com as regras e por aí vai.

Raramente vejo as reclamações ou queixas serem dirigidas à quem de direito, seja para uma pessoa que possa resolver ou para uma que ao menos possa se justificar. Isso me faz concluir que reclamar é da família de fofocar. É improdutivo e não busca uma mudança ou solução. Me permito a comparação com o vírus da gripe: se espalha rapidamente e derruba um monte de gente.

Mas não adianta remar contra a maré. Se a grande maioria reclama, não adianta eu reclamar da maioria. Mas, posso tentar mudar, não posso?

O problema não é reclamar. O problema é quando se reclama pelo simples fato de falar mal, sem qualquer tipo de iniciativa de melhoria ou de mudança de cenário. Se há algo para ser ajustado, melhorado, mudado, revisto ou reformulado, busque quem tem autonomia para tal ou, quem conhece a origem dos fatos.

E nesse caminho eu vou. Quero falar com você, reclamão. Faça uma reflexão. Reveja sua queixa. Passe um pente fino em todos os pontos que você discorda.

Feito isso, tente se colocar no lugar do outro. O que teria motivado tal fato? Você teria condições de fazer diferente? O que faria diferente? Seria realmente possível fazer diferente? Note que é fácil eu achar que o valor do ticket refeição deveria ser 30 reais por dia, mas seria possível, sendo eu o dono ou administrador, tomar essa decisão? A resposta é óbvia, então, primeiramente, reflita.

Concluídas as análises, entenda quem é a melhor pessoa para conhecer sua sugestão ou ponto de vista. Converse com a pessoa ou grupo responsável.

E pronto, o que antes era uma simples (e improdutiva) reclamação, torna-se agora, uma sugestão. Passamos de uma alienação para uma efetiva participação. Muda-se do papel de mero espectador para protagonista.

Permita-se conhecer outros pontos de vista. Busque mais conhecimento. Contribua mais. 

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