segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

mudar ou não mudar? eis a questão!



- Quero mudar e não consigo.
- Por qual motivo você quer mudar?
- Tenho que mudar, não dá mais para continuar desse jeito.
- O que o faz pensar assim?
- Ah, sei lá, nada dá certo. Tenho que mudar.

Conversa bem comum, não?!?! Muita gente fala de mudança, de necessidade de mudar e ao mesmo tempo, muitos não tem ideia do que querem e mais ainda, não tomam atitude alguma.

Mudar, por definição, não é algo simples, e sem um objetivo claro aliado à falta de ação, tudo fica bem pior.

Ao pensar numa mudança, entenda primeiramente, a necessidade, o fator motivador. Qual a razão para a mudança. Identifique o que se pretende com a mudança. Avalie o quanto está preparado para a mudança. Veja também se tem, nesse momento, a energia e disposição necessárias.

No dicionário Aurélio, mudança significa: ato de mudar; troca; alteração, modificação, transformação (física ou moral); variação. No contexto abordado aqui, estamos falando de transformação, correto? Seja transformar um comportamento ou uma situação.

Podemos falar de mudar nossa forma de se comunicar, sendo mais comunicativo e marcante ou de uma situação de sedentarismo, sem atividade física. Como temos modelos definidos em nossas mentes, ao decidirmos mudar, precisaremos ir um pouco mais fundo.

Exemplificando. Se sei que agora precisarei falar em público e sou uma pessoa tímida, opto por mudar. Até aí, parece simples, há uma necessidade e um objetivo bem definido. Mas como mudar, digamos, uma característica tão pessoal?

Alguns acreditam que nascemos assim. Tanto quanto altos ou baixos, introvertidos ou extrovertidos e nada mudará isso. Outros acreditam que querer é poder: basta querer que você consegue. E você, no que acredita?

Penso que podemos mudar sim. A questão é que exigirá de nós grande esforço. Num treinamento o palestrante associou o processo de mudança ao de reciclagem. Concordei. Assim como para reciclar vidro, este é moído e submetido a altas temperaturas, para nós também não é simples. A boa notícia é que o resultado é compensador.

Analise com calma o que quer, como e quando quer. Planeje, trace estratégias, determine as etapas e os resultados esperados em cada uma delas. Quando decidir, aja. Tome uma ação. Comece, dê o primeiro passo.

Agora é praticar, exercitar e evoluir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário